O Projeto

 Idealização e realização: Jessica Toniatti da Silva e Leandro Stunti

      A arte tem sido um dos principais caminhos seguidos para vencer os preconceitos em nossa sociedade. Por meio da captura da luz, queremos nudificar os preconceitos do corpo escondido e perfeito, falando na linguagem da fotografia que somos todos livres e belos!

      A sociedade nos induz a esconder nossas marcas de expressão, cicatrizes e singularidades. Para fazê-lo, utilizamos roupas, maquiagem, photoshop e máscaras que assumimos todos os dias. No entanto, o que são essas marcas se não registro de nossa história em nossos próprios corpos? Acreditamos que não se deve esconder a própria história, mas valorizá-la e quebrar com a padronização à que a sociedade nos leva. 
     
     O projeto não tem fins lucrativos e visa captar imagens de pessoas realizando atividades cotidianas ou fazendo aquilo que gostam, sem roupa, maquiagem ou tratamento de imagem: essa é a máscara que queremos deixar cair. O retrato nu e cru de indivíduos com suas singularidades e expressões corporais naturais. Nenhum ângulo ou pose é obrigatório: @ modelo, juntamente com @(s) fotógraf@(s), escolhe as melhores formas de captação da imagem, explorando cenários, ângulos e conhecendo seu corpo na medida do possível. A ideia é utilizar a arte da fotografia para desmistificar e desmitificar o nu, abordando-o de forma natural e descontraída. Propondo assim uma discussão que possibilite a quebra do conceito de uma nudez estritamente sexual e de que devamos esconder-nos atrás de máscaras adaptadas aos padrões sociais e regras morais de uma sociedade tão desorganizada.

• Modelos
     Voluntários que simpatizem com as ideias do projeto e queiram colaborar, independente de idade, sexo, gênero, cor, etnia e outras especificações. 
     É obrigatória, para menores de idade, a autorização do responsável em formulário próprio com firma reconhecida e cópias dos documentos de identificação de ambos.

• Do trabalho
        A escolha do local a ser realizado o ensaio é feita pelo modelo. Os fotógrafos podem aceitar ou recusar, dependendo da facilidade de acesso. Não realizamos ensaios em locais que possam constranger outras pessoas ou causar problemas para os realizadores e participantes.
     Todos os modelos participam de um bate papo com os realizadores do projeto para facilitar o trabalho de captação do material e harmonizar os interesses de todos os envolvidos. Algumas questões são discutidas e as ideias podem ser utilizadas na construção permanente do projeto. Os ensaios podem ser realizados individualmente ou em grupos, sem limite de participantes. A composição do ensaio deve ser sugerida pelos(as) participantes e fotógrafos(as).
      Os modelos que participam do projeto devem assinar um termo autorizando o uso da imagem, no entanto, cada modelo escolhe, mediante autorização por escrito, o(s) meio(s) de divulgação de suas fotos, dentro das possibilidades oferecidas: internet (blog/site/Facebook), exposições físicas e concursos e editais quando possível. 
        São registradas aproximadamente 100 fotos por grupo (ou pessoa, no caso de ensaio individual). O participante recebe todas as fotos e para isso deve fornecer um pen drive, cartão de memória ou DVD.
Junte-se a nós, deixe a máscara que te cobre cair! NUDIFIQUE! 

"[um nudista] Não concebe que o corpo humano tenha
partes indecentes que se precisem esconder."
 Luz Del Fuego


Máscaras Despidas - Nudifique!
Contato: mascarasdespidas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário